O valor do percurso

Em todas as ações que realizamos há uma energia que permeou nosso interior enquanto ela acontecia.

O que vale mais: um projeto finalizado com base na pressão e imposição, ou um em cujo percurso houve respeito à vida, ao tempo e às ideias de cada um dos envolvidos, além de aprendizados profundos nos relacionamentos?

Querer que algo aconteça e fazer de tudo para concretizá-lo tem o seu valor. Fé e determinação, por exemplo, são virtudes envolvidas nisso.

Mas quando o que se quer é misturado a alguma intenção egóica, deixa de haver pureza. Então, o esforço para se chegar lá nos cansa, já que o ego é insaciável. Haverá desgaste emocional e físico, pressão em si e nos outros para que tudo aconteça como o ego quer.

O ego cria planos rígidos na mente e traz instabilidade quando algo acontece fora do planejado. O ego quer ter controle sobre tudo, o que chamamos de apego, e, ao se ver sem poder, traz a experiência da raiva, que é a dor de perder.

Tudo o que vem do ego é ilusório. É criação mental de ideias e conceitos sobre os acontecimentos e personagens deste drama ilimitado da vida. A ilusão é naturalmente temporária e por isso trará algum desconforto em algum momento, ao se dissolver. Esse desconforto que vem ao percebermos que tudo não passava de uma ilusão traz, ao mesmo tempo, alívio, a possibilidade de reencontrar-se consigo mesmo, com a paz interior de quem se é.

Quando nos desnudamos das crenças falsas e das imagens e personalidades que assumimos ao longo do tempo, também nos reconfortamos, acessamos um refúgio espiritual interior que nos torna amigos de nós mesmos… e isso traz força, paz, amor, bondade…

Estar consigo é convidar e receber a visita de Deus. Ele só pode entrar onde há um coração limpo, um espaço realmente puro e sagrado.

Deus nos faz uma visita lá no nosso íntimo, é um encontro de coração com coração. Esse encontro nutre a nossa natureza inocente de ser um filho amado, um herdeiro soberano.

Se nossas ações são motivadas por intenções puras, iluminadas, divinas, nosso Pai estará também presente nelas, no sentido de que Sua energia estará percorrendo nossas mentes e ações.

Assim a jornada torna-se espiritual, assume um propósito mais profundo e cada pequena ação que a compõe compara-se a uma joia acrescentada em um colar. O colar de nossas vidas torna-se perfeito como resultado de um processo atencioso e amoroso de combinar cada joia de pensamentos, palavras e ações harmoniosamente.

expresse